Bolsas de Estudo

Veja como obter descontos nos cursos da Sequencial

PRONATEC - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego

O que é?

Com o objetivo de facilitar o acesso ao ensino de qualidade para os brasileiros de todo o país, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, ampliando a oferta de cursos técnicos. Uma excelente oportunidade para iniciar a carreira no mercado de trabalho, o Pronatec visa o seu crescimento profissional.

www.pronatec.mec.gov.br

Pra quem é?

Qualquer brasileiro com ensino médio completo pode se inscrever para a Bolsa-Formação, porém, em linhas gerais (e se houver concorrência de mais de um candidato por vaga), o PRONATEC dará prioridade para alunos que tenham cursado o ensino médio na rede pública ou como bolsista integral na rede privada.

Como funciona?

As ofertas de vagas variam de uma cidade para outra e mudam a todo momento. O MEC aconselha os interessados a consultarem todo o dia, quantas vezes puderem a disponibilização das vagas. A matrícula deve ser finalizada no prazo de dois dias, após o prazo perdem a vaga automaticamente e a mesma é reaberta no sistema. Com a escolha do curso definida, o candidato verifica a disponibilidade da vaga, inscreve-se e depois realiza a matrícula com a devida documentação no local indicado na hora do preenchimento do cadastro.

MAIS INFORMAÇÕES

VENCE

O que é?

É um programa, na modalidade Ensino Médio Concomitante à Educação Profissional Técnica de Nível Médio, possibilita aos estudantes do Ensino Médio e da EJA (Educação de Jovens e adultos) das escolas estaduais obter, também, formação e certificado de um curso técnico. O objetivo é ampliar as condições para que os jovens desenvolvam plenamente suas capacidades e seus potenciais e, assim, possam trabalhar e contribuir para a melhoria da qualidade de vida de suas famílias e comunidades.

www.vence.sp.gov.br

Pra quem é?

Podem se inscrever alunos da rede estadual que estejam cursando a 2ª ou 3ª séries do Ensino Médio ou qualquer termo da EJA em qualquer município do Estado.

Importante: Alunos que iniciaram os cursos e depois desistiram em edições anteriores do Programa não podem se inscrever.

Como funciona?

CLASSIFICAÇÃO

A classificação final dos candidatos inscritos será feita por meio de sorteio eletrônico, em sessão pública na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. É realizado em duas etapas para a 1ª Opção de Curso e 2ª Opção de Curso.

COMO ESCOLHER A INSTITUIÇÃO DE ENSINO

No período da matrícula no site do programa VENCE: www.educacao.sp.gov.br ou www.vence.sp.gov.br, trará informações sobre as instituições de ensino que ofertam vagas no curso, turno e município escolhidos pelo candidato. Essas informações foram prestadas pelas próprias Instituições, no processo de credenciamento realizado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

COMO SE MATRICULAR

A matrícula deve ser realizada pelo aluno classificado ou por seus representantes legais, nos prazos estabelecidos, na própria instituição de ensino onde será feito o curso. Se não realizar a matrícula no período determinado, o aluno perderá a vaga.

Para fazer sua matrícula, o aluno deve comparecer à instituição que escolheu, no período estabelecido na divulgação do resultado, munido de original e cópia dos documentos exigidos para cada curso.

Não pode ser feita matrícula simultânea em dois ou mais cursos técnicos do VENCE.

MAIS INFORMAÇÕES

Programa de BOLSAS DE ESTUDO Sequencial

O que é?

O Grupo Educacional Sequencial oferece regularmente Bolsas de Estudo aos interessados que desejam fazer seu curso técnico na Escola Sequencial. Os processos seletivos para Bolsas de Estudo acontecem duas vezes ao ano.

Pra quem é?

Poderão participar da Prova de Bolsas de Estudo Sequencial apenas candidatos ingressantes no Curso Técnico, sendo vedada à participação de colaboradores e alunos que já estejam cursando o Curso Técnico em qualquer das Instituições do Grupo Educacional Sequencial.

O candidato deve possuir todos os pré-requisitos do curso (disponíveis no site) necessários no ato da matrícula.

Como funciona?

Para concorrer à Bolsa de Estudo, os interessados deverão inscrever-se no site http://www.sequencialmatriculas.com.br/escolatecnica. O processo de Bolsas de Estudo acontece duas vezes ao ano, acompanhe aqui a divulgação das datas nos períodos correspondentes.